Dicas para redação no ENEM

ENEM 2012 continuará cobrando mais interpretação e compreensão dos textos das questões. Vocês podem esperar um número enorme de perguntas envolvendo raciocínio e lógica, ao invés do puro conhecimento objetivo.
O novo Exame preza, principalmente, pela avaliação do indivíduo sobre a compreensão, percepção e entendimento de assuntos cotidianos. É claro que existem questões que cobram o conhecimento adquirido dentro de sala de aula baseadas nos parâmetros curriculares tradicionais do ensino médio, mas essa cobrança tenta abordar o programa escolar de maneira mais analítica. O foco maior nesse aspecto é linguagens, códigos e suas tecnologias, que definem o caráter interpretativo da prova.

As questões do ENEM 2012 apresentarão charges, publicidades, recortes de notícias, obras de arte e trechos literários, tudo isso cobrando interpretação. Perguntas de língua estrangeira sempre estão relacionadas a publicidades, trechos de revistas e matérias da internet. Em matemática são cobradas execuções de contas simples, além de geometria, plano cartesiano e probabilidade. Questões de humanas envolvem temas contemporâneos, como cidadania, ética, educação e democracia. História da república, ditadura militar, revoltas do período regencial, política do café-com-leite, são cobradas com frequência. Assuntos ambientais que envolvem poluição, aquecimento global, lixões, sempre figuram, além de questões sobre a agricultura brasileira, seres vivos e ecossistemas. Perguntas sobre mecânica, eletrostática, termodinâmica, envolvem temas da física, enquanto da química são estequiometria, mols, ligações e funções orgânicas.
A matriz de referência do ENEM 2012 está disponível aqui. Nela contém todo o conteúdo programático que será cobrado nas provas.
Quanto a data do Enem 2012, as provas foram definidas pelo MEC – Ministério da Educação – para os dias 3 e 4 de novembro de 2012. Portanto grave estas datas desde já em seu calendário, programe seus estudos de forma a garantir o máximo de apreensão de conhecimentos até o dia das provas.
Estar atento às matérias que caem no ENEM 2012, estudar desde cedo e se manter informado sobre os assuntos da atualidade cotidiana, formam a combinação perfeita para aqueles que querem mandar bem nos dias das provas. Continue ligado nas atualizações do Site do Enem e bons estudos!


Santarém - A redação tem sido o principal motivo de reprovações nos vestibulares e concursos do Brasil. Muitos vestibulandos temem a prova e desesperam para transcrever os pensamentos. Observe que critérios são considerados pela banca avaliadora da redação:

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A nota dada à redação deve obedecer aos seguintes critérios:

- Adequação ao tema: A banca examinadora avalia se o vestibulando entendeu o tema proposto e redigiu um texto adequado a ele. "Fugir do assunto", como se diz na gíria estudantil, implica "nota zero";

- Coerência no desenvolvimento do tema: As idéias contidas no texto devem estar interligadas de maneira lógica. O vestibulando não pode propor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final;

- Norma culta: O candidato a uma vaga nas faculdades e universidades precisa usar a língua portuguesa de maneira adequada, estruturas sintáticas (regência verbal e concordância) corretas e termos semanticamente precisos; portanto, não se deve usar uma palavra cujo sentido real você não conhece. Norma culta não quer dizer termos sofisticados, mas palavras simples e precisas no contexto da dissertação. Não pense que preciosismos (palavras complicadas) valorizam sua redação; pelo contrário, são ridículos. Em síntese, o vestibulando deve usar termos correntes com significados adequados;

- Criatividade: É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. Mas, o vestibulando deve ter cuidado em não confundir criatividade com idéias esdrúxulas. Na gíria estudantil, não "viaje".

Lembre-se:

Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto pressupõe talento; as faculdades querem que se escreva certo.

Um comentário:

  1. Boa noite.

    Poderiam colocar futuros temas da prova do ENEM.

    Att,
    Marcos Felipe

    ResponderExcluir